top of page

NBR 14725:2023 – O que mudou na FISPQ? Entenda a nova FDS

  • Foto do escritor: Wolf & Müller Engenharia e Consultoria Industrial
    Wolf & Müller Engenharia e Consultoria Industrial
  • 23 de mar. de 2025
  • 4 min de leitura

Nos últimos meses muito se ouve falar na atualização da ABNT NBR 14725, dada a proximidade do prazo de adequação que se encerra em julho de 2025. Essa matéria tem como objetivo explicar ao leitor o que é a norma ABNT NBR 14725 e as mudanças que ocorreram na última atualização de 2023.


O que você verá nesse artigo?


Afinal, o que a norma ABNT NBR 14725?


A norma ABNT NBR 14725 é uma norma de segurança química e trata da elaboração da Ficha de Informações, classificação e rotulagem de Produtos Químicos, conhecida há muitos anos no Brasil como FISPQ. Este documento trás informações importantes para os usuários dos produtos químicos, como manuseio e armazenamento, transporte, medidas de controle ambiental, exposição ocupacional, equipamentos de proteção, medidas de primeiros socorros, entre outros itens para informar o usuário e melhorar a experiência e segurança ao utiliza-los no dia a dia.


E porque houve uma atualização em 2023?


Em 2023, houve o lançamento de uma atualização da norma ABNT NBR 14725 visando um maior alinhamento com o sistema de classificação utilizado globalmente, o GHS (Globally Harmonized System), essa mudança trás benefícios como:


  • Padronização Internacional: Facilita o comércio internacional e a comunicação entre empresas de diferentes países, pois o GHS é adotado globalmente.

  • Melhoria na Comunicação de Riscos – O uso de símbolos padronizados, frases de precaução e advertências reduz ambiguidades e melhora a compreensão das informações de segurança.

  • Facilidade na Conformidade Legal – Muitos países já exigem a adoção do GHS em suas regulamentações, como a NR-26 no Brasil, evitando problemas com auditorias e fiscalizações.

  • Redução de Custos – Minimiza retrabalho na elaboração de documentos de segurança para diferentes mercados, reduzindo custos administrativos e burocráticos.

  • Facilitação do Manuseio e Transporte – Classificações e informações harmonizadas garantem que produtos perigosos sejam armazenados e transportados de maneira segura e eficiente.

  • Aprimoramento da Gestão Ambiental e de Saúde – Permite um melhor controle de impactos ambientais e riscos à saúde, contribuindo para a sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.


E quais foram as mudanças na prática?


Na prática, alguns itens da antiga FISPQ - Ficha de Informações de Produtos Químicos, foram aprimorados para alinhar o documento nacional com os padrões internacionais do GHS.

A mudança que ficou mais conhecida foi a mudança da nomenclatura, que agora passa a se chamar FDS (Ficha de Dados de Segurança) e não mais FISPQ. Mas será que apenas o nome mudou? Abaixo abordaremos as mudanças que mais impactaram o novo documento:


  • Criação de uma sessão específica de perigos, onde foram adicionadas as classificações de perigo das substâncias e/ou misturas presentes nos produtos químicos.

  • Além das frases de perigo (H) e as frases de precaução (P), foram padronizados os símbolos de perigo conhecidos como pictogramas.


Imagem ilustrando fichas de segurança e os pictogramas padronizados do GHS

  • Adição de informações mais detalhadas a respeito das propriedades físico-químicas das substâncias e/ou misturas.

  • Adição de informações de transporte mais detalhadas.

  • Adoção integral do sistema GHS (A FDS deve seguir exatamente os critérios do GHS, garantindo uniformidade na classificação dos perigos).

  • Exigência de data de revisão nos documentos.

  • A FDS manterá suas 16 seções obrigatórias porém com com ajustes para facilitar o alinhamento com o GHS.


Quais produtos químicos precisam elaborar e/ou atualizar a FDS - Ficha de Informações de Produtos Químicos?


Uma dúvida para muitos gestores, é quando deve ser elaborada a FDS - Ficha de Informações de Produtos Químicos. Para isso é necessário averiguar se a substância ou a mistura de substâncias químicas do produto possui substâncias consideradas perigosas. Se constatado a presença de substâncias perigosas é obrigatória a elaboração da FDS, pois se trata de produto químico perigoso, portanto se faz necessário informar para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.


Informações úteis sobre a NBR 14725:2023


  • Todas as informações podem ser consultadas diretamente na norma ABNT NBR 14725:2023 disponível para compra no site da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

  • O prazo de adequação foi determinado em 24 meses, tendo início em julho de 2023.

  • A norma regulamentadora n°26 (NR26) exige que as fichas sejam disponibilizadas no ambiente de trabalho a fim de assegurar o acesso dos colaboradores a informações a respeito dos produtos químicos que manuseiam.

  • O rótulo do produto químico deve estar alinhado com as informações da FDS.

  • A NR-26 e FDS exigem que produtos perigosos sigam o GHS no Brasil. Se sua empresa exporta, verifique as exigências do país de destino.

  • Os colaboradores precisam estar familiarizados com as mudanças na FDS, por isso promova treinamentos.

  • Os dados de segurança, saúde e meio ambiente são importantes para Certificações ISO 9001, 14001 e 45001.

  • É possível contar com empresas especializadas nessa adequação à NBR 14725. A Wolf & Müller conta com uma equipe técnica experiente e pronta para assegurar a sua conformidade com a nova norma. Clique aqui para conversar com nossos especialistas.


Como funciona o serviço de elaboração e adequação a NBR 14725:2023 da Wolf & Müller?


Com uma equipe técnica experiente e qualificada, levantamos todos os aspectos e particularidades dos documentos e produtos químicos de nossos clientes, elaborando documentos em conformidade com a ANBT 14725:2023. Garantimos a conformidade total com a norma nos documentos elaborados para nossos clientes. Os dados utilizados são validados por uma equipe multidisciplinar de profissionais das áreas da química, processos industriais, segurança e saúde do trabalho e entre outros. Entregamos os documentos prontos para a distribuição para seus clientes, faça como diversas empresas brasileiras e conte com a Wolf & Müller para elaboração e atualização de seus documentos de segurança química.



Imagem ilustrando o serviço de adequação a NBR 14725


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page